Notícias

06.11.2013

"Efetividade da Constituição depende da postura individual de cada brasileiro", diz Thiago Bomfim

Presidente da OAB/AL abriu evento que traz para Alagoas comemorações dos 25 anos da Constituição

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), Thiago Bomfim, abriu nesta quarta-feira (06) as comemorações dos 25 anos da Constituição Federal de 1988. O Congresso, realizado em parceria com o Conselho Federal da OAB, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, trouxe para Alagoas o foco das comemorações do aniversário da Carta Magna, com participação de grandes juristas da área constitucional.

 

A abertura do evento também contou com a presença do diretor tesoureiro do Conselho Federal da Ordem, Antonio Oneildo Ferreira.

O presidente da OAB/AL destacou os avanços da Carta de 1988, mas também ponderou a necessidade do empenho individual de cada cidadão brasileiro para fazer cumprir o que preconiza a Constituição.

 

“A Constituição brasileira, cujos 25 anos são comemorados no presente evento, consagrou o que o povo à época desejava como um projeto de nação, para usar as palavras do Presidente Nacional da OAB Marcus Vinícius Furtado Coelho. Entretanto, apesar de termos conquistado uma Constituição reconhecida como uma das mais completas e avançadas do mundo, ao menos em termos de previsão normativa, paira no ar um sentimento de que a sua efetivação não vem ocorrendo como querido pelos seus criadores”, afirmou Thiago Bomfim, destacando a importância da postura individual no cumprimento das leis.

 

“Um dos maiores poetas de minha geração, Renato Russo, certa vez cantou: ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que pais e esse? Como festejar a Constituição e tudo o que ela representa se não cumprimos, enquanto cidadãos, em nosso dia a dia, os mais comezinhos valores consagrados em nossa Lei Maior? essa linha, entendo que a efetividade da Constituição depende de cada um de nos, de nossa postura individual no trato das mais diversas situações da vida”, ressaltou.

 

Palestra

 

Após a cerimônia de abertura, a plateia lotada do Teatro Gustavo Leite assistiu ao debate com o tema “Direitos Políticos e Fundamentais e Democracia Representativa”, mediado pelos juristas Néviton Guedes (Desembargador do TRF1)e Ruy Samuel Espíndola (Advogado publicista e Professor da ESMESC e ESA/OAB/SC).

 

Paulo Bonavides

 

Saudado nas falas de todos os presentes e aplaudido de pé pelo público, o grande jurista Pulo Bonavides, reconhecido nacional e internacionalmente como uma das mentes mais privilegiadas na área de direito constitucional marcou presença no Congresso de aniversário da Carta Magna sobre.

O presidente da OAB/AL, Thiago Bomfim, saudou a presença do ilustre jurista e cientista político: "Temos aqui hoje a presença de um dos maiores juristas do país e do mundo, Dr. Paulo Bonavides, que engrandece esse evento com sua presença e seu conhecimento", disse.

 

Fonte: Gilson Monteiro

Ascom OAB/AL
2121-3207
ascom@oab-al.org.br

http://www.oab-al.org.br/noticia/1503/efetividade-da-constituicao-depende-da-postura-individual-de-cada-brasileiro-diz-thiago-bomfim