Notícias

22.05.2015

        

Por: Julianne Monteiro

               

I CONFERÊNCIA NACIONAL DA MULHER ADVOGADA

 

      Foi dado inicio, quinta feira (21/05), a I CONFERÊNCIA

NACIONAL DA MULHER ADVOGADA, evento este

realizado pela OAB NACIONAL, OAB CONSELHO

FEDERAL e pela CNMA – Comissão Nacional da Mulher

Advogada.

      A abertura deu inicio com a palavra do Presidente

Nacional da OAB, Dr Marcus Vinicius Furtado Coêlho,

parabenizando a todas as mulheres advogadas,

destacando como ponto principal o aumento da mulher

na advocacia nacional chegando ao total de 43%.

      Em seguida foi abordado um vídeo com relação à

emancipação da mulher do inicio da luta da liberdade

feminina até os dias atuais e suas mudanças após várias reivindicações da mulher para chegar à conquista da igualdade social.

     O evento deu continuidade com a palavra da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Dra Fernanda Marinela, defendendo que as mulheres são cidadãs iguais e em tese,  na busca a igualdade por serem mulheres defensoras da justiça e da cidadania.

    O Presidente da OAB /AL Thiago Rodrigues Pontes Bomfim, parabenizou a todas as mulheres advogadas presentes ao evento, bem como dando boas vindas as autoridades convidas a prestigiar o evento, destacando também o provimento que já foi alterado passando a exigir 30% que das mulheres para compor a chapa.

O objetivo do evento foi abordar os direitos fundamentais de igualdade na mulher no ramo da advocacia conquistando seu espaço.

     A Presidente Valeria Lauande ( Advogada , Conselheira Federal da OAB/MA), a Secretaria Karoline Mafra ( Diretora Tesoureira da OAB/AL),  Fredie Didier Junior -  advogado, Doutor em Direito, esclareceram os aspectos relevantes sobre a inovação do novo CPC.

     A Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ – Dra Samantha Pelajo, junto com a Secretária Geral da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP- Dra Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski , destacaram a importância da mediação, a fim de resolver os conflitos sem intervenção do judiciário para melhor andamento da resolução de conflitos.

     Um dos temas abordados pela Vice - Presidente da Seccional da OAB/PI e membro da CNMA – Dra Eduarda Mourão, a Diretora Secretária – Geral da OAB/DF – Dra Daniela Rodrigues Teixeira, Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores – Dra Laura Berdine Santos Delamônica e o Doutor em Direito Juiz do Trabalho – Dr Rodolfo Pamplona, foi o protagonismo da mulher na evolução no Brasil e no mundo, encerrando o primeiro dia do evento.

 

Clique aqui para ver galeria de fotos

 

PlenoDireito

 

Foto: Tatiana Gomes