Notícias

23.05.2015

        

Por: Julianne Monteiro

               

I CONFERÊNCIA NACIONAL DA MULHER ADVOGADA

 

        Na sexta-feira 22/05/15, ultimo dia do evento da

I CONFERÊNCIA NACIONAL DA MULHER ADVOGADA,

evento este realizado pela OAB NACIONAL, OAB

CONSELHO FEDERAL e pela CNMA – Comissão

Nacional da Mulher Advogada, a abertura foi iniciada

com a palavra da Presidente Helena Delamônica,

Diretora Secretaria Geral da OAB/MG, agradecendo a

presença das mulheres advogadas, passando em

seguida  a palavra ao Promotor de Justiça no Ministério

Público do Estado de São Paulo, Rogério Sanches,

abordando os avanços e retrocessos nas questões de

gênero contra a mulher, destacando valorização dos nomes das mulheres no direito a igualdade social.

         Em seguida, a Vice-Governadora do Estado do Piaui, Margareth Coelho, destacou vários avanços na advocacia em função das mulheres, podendo promover muitas mudanças nos aspectos de gênero.

         Alice Bianchini, Presidente do Instituto Panamericano de Política Criminal – IPAN. Membro da CNMA, abordou que homens e mulheres juntos poderão discutir questões de flexão de gênero da função da mulher na advocacia.

Samia Roges Jordy Barbieri – Advogada Conselheira Federal da OAB/MS agradeceu as autoridades presentes o convite ao evento dando continuidade aos avanços e retrocessos nas questões de gênero.

         Após o intervalo foi iniciado o evento com o grupo teatral, abordando o Tema: MULHERES QUE OUSAM ESCOLHER.

Adriana Rocha de Holanda Coutinho – Vice presidente da OAB –PE , abordou as novas perspectivas na carreia jurídica , fazendo jus a igualdade de gênero discutindo o direito das mulheres no ramo da advocacia, com a continuidade da Dra Georgia Nunes , Diretora Tesoureira Seccional da OAB/PI.

         Luiz Claudio Allemand- Advogado Conselheiro Federal da OAB/ES, concluiu a palestra esclarecendo acerca do processo judicial eletrônico e o futuro da advocacia com o novo sistema e a responsabilidade dos advogados quanto ao seu uso.

Florany Mota-Membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, abordou a  prática do protagonismo, a fim de sensibilizar as mulheres quanto à pauta feminina.

         Solange Jurema- Secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, agradeceu a presença de todos os convidados, passando a palavra para a Luciana Lossio- Ministra do TSE/DF, representando todas as mulheres advogadas do seu Estado, abordando o movimento da reforma politica e parabenizando a Dra Fernanda Marinela pelo grande evento realizado em Maceió/AL.

         Delaide Alves Miranda Arantes – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho – TST, explicou quanto à responsabilidade do seu cargo com seus mais de 13 mil processos em seu gabinete, além do desafio da mulher no século 21, concluindo com um poema de Cora Coralina para reflexão de todos os presentes.

         Ao final do evento, Solange Jurema agradeceu a Dra Fernanda Marinela, entregando aos palestrantes os certificados de participação, sendo em seguida, iniciando a solenidade de encerramento com os convidados Claudio Pacheco Prates Lamachia, Ministro Humberto Martins, Antônio Oneildo Ferreira, saudando a todas as advogadas, mostrando a importância da mulher no ramo da advocacia.

         Para fechar o evento, Dra Fernanda Marinela deu inicio a Leitura da Carta de Maceió, da I CONFERÊNCIA NACIONAL DA MULHER ADVOGADA, sendo  em seguida homenageada por Caroline Mafra e Marta Patriota pelo seu talento, determinação, persistência para uma OAB com mais mulheres.

        Finalizado com uma festa a todos os participantes no Maikai.

 

PLENODIREITO

 

Clique aqui para ver galeria de fotos

Foto: Tatiana Gomes