Cópia autêntica da Magna Carta será exposta no TRT/AL a partir desta quarta

25.11.2015

 

 

         O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), em parceria com a Faculdade de Ciências Jurídicas de Maceió (FAMA) e a Embaixada do Reino Unido no Brasil, promovem a partir desta quarta-feira (25/11), às 17h, a Exposição 800 anos da Magna Carta. Até o próximo dia 3 de dezembro, uma réplica do documento, vinda diretamente do Reino Unido, estará exposta à visitação no Memorial Pontes de Miranda, localizado no 3º andar do edifício sede do TRT/AL (Av. da Paz, 2076, Centro).

 

           A Magna Carta limitou os poderes do monarca João Sem Terra da Inglaterra, que alegava que seu poder havia sido outorgado por Deus, não aceitando se submeter a nenhum tipo de lei, norma ou documento que limitassem seus poderes. O documento é apontado por historiadores e juristas como o primeiro modelo de Constituição e é considerado um marco na história do direito e pedra angular do desenvolvimento democrático inglês, inspirador de vários modelos democráticos posteriores.

 

           Para o presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, é motivo de muita satisfação para o Tribunal poder receber a rara réplica do documento, justamente quando a Magna Carta completa 800 anos. "Recentemente o Tribunal Superior do Trabalho promoveu exposição relativa à Magna Carta. Tive a honra de constatar acórdãos do Supremo Tribunal Federal e do TST onde, no corpo da decisão, o relator mencionou a Magna Carta de 1215, o que mostra a importância e a relação do documento com a nossa Constituição", observou.

 

Fonte: TRT AL

Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Facebook Basic Square