Ministro alagoano Humberto Martins é empossado vice-presidente do STJ

 

Ministra Laurita Vaz assumiu a presidência, tornando-se a primeira mulher à frente da Corte Superior de Justiça

 

O ministro alagoano Humberto Martins foi empossado, na noite desta quinta-feira (1º), em Brasília, no cargo de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), RicardoLewandowski.

 

Os desembargadores alagoanos João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Leão Praxedes (presidente eleito para o biênio 2017-2018), Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Fernando Tourinho, José Carlos Malta, Paulo Barros da Silva, Domingos Neto, Fábio Bittencourt e Alcides Gusmão, e o juiz John Silas, também prestigiaram a cerimônia de posse.

 

A ministra Laurita Vaz foi empossada como presidente do STJ, tornando-se a primeira mulher a estar à frente da Corte Superior de Justiça. Eles comandarão o tribunal durante o biênio 2016-2018.

A nova direção sucede a gestão conduzida pelo ministro Francisco Falcão, que esteve à frente do tribunal entre 2014 e 2016, período em que Laurita foi a vice-presidente.

 

Pioneirismo e experiência

 

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, falou da atuação de Laurita Vaz em cooperação com os demais poderes públicos e da experiência do ministro Humberto Martins em relação ao Judiciário estadual. “É uma dupla que, tenho absoluta certeza, vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelo ministro Falcão – obviamente cada um com suas características –, ampliando a importância do STJ no cenário jurídico nacional”, sublinhou.

 

O ministro Og Fernandes discursou em nome de seus pares e destacou o currículo da ministra Laurita Vaz. “Primeira mulher presidente do STJ após 27 anos de existência, a ministra inicia, no ano de 1976, uma das carreiras jurídicas mais brilhantes em nossa história”. Ele ressaltou a atuação da ministra na corte e também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

“Nós vamos trabalhar em conjunto para aperfeiçoar e melhorar o trabalho do Superior Tribunal de Justiça”, prometeu, ao comentar que “certamente o país ganha com a presidência da ministra Laurita Vaz”, afirmou o deputado  Rodrigo Maia, presidente da Câmara e interinamente no cargo de presidente da República.

 

Judiciário contemporâneo

 

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, parabenizou a gestão do ministro Francisco Falcão e elogiou o currículo de Laurita Vaz e Humberto Martins. Para o representante da OAB, ambos estão à altura da missão de conduzir o tribunal. 

“Eles assumem essa alta responsabilidade em um momento especial que envolve o debate do universo do direito e da justiça em nosso país. Ambos se encaixam no modelo de Judiciário contemporâneo, mais forte e mais presente na sociedade”, frisou Lamachia.

 

O ministro João Otávio de Noronha, recentemente empossado como corregedor nacional de Justiça, destacou sua expectativa de uma gestão harmoniosa e pacífica. “Que traga a paz que nós precisamos para trabalhar bem e entregar a contento a prestação jurisdicional”, disse ele.

 

Fonte: Almagis

Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Facebook Basic Square