MP Comunitário promove V Curso de Formação em Mediação Comunitária de Conflitos em dezembro; inscrições já estão abertas

25.10.2016

 

ESCRITO POR RAFAEL CAVALCANTI BARRETO | 24 OUTUBRO 2016
POSTADO EM NOTÍCIAS EM DESTAQUE

 

Em mais uma atividade promovida junto às comunidades da zona sul de Maceió, o Ministério Público Comunitário promove, no período de 5 a 14 de dezembro o V Curso de Formação em Mediação Comunitária. O evento tem por objetivo contribuir com a capacitação de lideranças comunitárias para a prática de mediação de conflitos.

 

Além do momento de ambientação, quando serão apresentados detalhes do curso, a formação terá nove módulos. Eles vão tratar de direitos humanos e mediação comunitária de conflitos; a importância do ouvir na mediação; questões comunitárias e sociológicas e propostas e experiências em mediação comunitária; diversidade; pessoas, relacionamentos e comunicação; princípios da mediação; princípios da mediação; a prática desenvolvida pelo programa; e direito de família.

 

Segundo o coordenador do programa, promotor de Justiça Cláudio Malta, a realização do curso fortalece ainda mais o trabalho na região, uma vez que agrega novas capacidades e estimula o protagonismo de lideranças comunitárias. Segundo o representante do Ministério Público do Estado de Alagoas, isso é muito importante e representativo para o processo de desenvolvimento local uma vez que fortalece e qualifica a participação cidadã das pessoas no meio ambiente onde vivem e estabelecem suas relações.

 

“O investimento que o Ministério Público Estadual tem feito na potencialização do capital humano e social na região vem resultando na diminuição dos índices de violência e na redução dos números de conflitos judicializados uma vez que os mediadores exercem uma importante função no cultivo de uma nova cultura de paz no território através da efetivação dos três pilares do programa: mediação comunitária de conflitos, animação de redes sociais e educação para os direitos”, comemora o promotor de Justiça.

 

Entre os facilitadores do curso, estão a assistente social do assistente social e psicóloga do Ministério Público do Estado de Alagoas, Jediane Freitas e Luciana Dantas, respectivamente, bem como o tenente Dowglas de Araújo e o capitão Iran Rêgo, ambos da Polícia Militar do Estado de Alagoas. A advogadas Margareth Alves e a professora Mestra Celmíria Costa completam a equipe de formação do evento.

“A mediação é um método extrajudicial que permite a desconstrução dos usos, costumes e crenças das formas tradicionais de solução de conflitos, tendo como norte a construção coletiva de uma cultura de paz”, disse Jediane Freitas, que focará na população dos bairros e conjuntos residenciais Vergel do Lago, Levada, Ponta Grossa, Joaquim Leão, Trapiche e Virgem dos Pobres I, II e III.

 

As inscrições para o curso ocorrerão na sede do programa, no período de 20 de outubro a 30 de novembro, das 8h às 12h. O prédio está localizado na Rua Marquês de Pombal, sem número, no bairro Vergel do Lago. Para mais informações, o público pode ligar para o número (82) 98897-3686.

 

MP Comunitário

 

O programa MP Comunitário foi instituído em 2011, com o objetivo de criar e fortalecer instrumentos alternativos para a solução de conflitos, a promoção social e da dignidade humana, com vistas à redução da violência, a criação de uma cultura de paz, reconhecendo e aproveitando os talentos e recursos comunitários.

 

Para a solução dos conflitos, o programa utiliza a mediação como instrumento alternativo para a solução dos conflitos. Como serviços do programa, destaca-se a mediação de conflitos entre familiares ou vizinhos, que tem apresentado resultados satisfatórios reconhecidos pela própria comunidade.

Os mediadores de conflitos atendem, diariamente, os casos de conflitos existentes entre os moradores do Vergel do Lago e bairros adjacentes. As principais demandas apresentadas estão relacionadas às questões familiares e aos conflitos das relações de vizinhança.

 

Fonte: Ascom MP AL

 

Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Facebook Basic Square