JFAL comemora 50 anos de reinstalação, lança Revista e homenageia desembargador Paulo Cordeiro

16.03.2017

Há 50 anos, em 1967 era restabelecida a Justiça Federal de Primeira Instância no Brasil surgindo assim a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). O cinquentenário será comemorado na próxima sexta-feira (17/03), às 17h30min na sede JFAL, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira e do diretor do Foro, juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas e autoridades convidadas.

 

     Durante a solenidade, será lançada a sétima edição da Revista da Seção Judiciária de Alagoas proporcionando à sociedade artigos que relatam, além de análises doutrinárias, de legislação e jurisprudência, a inspiração em temas que dizem respeito à Justiça Federal. “A revista foi criada a partir do ideal de promoção da produção acadêmica dos magistrados federais. Além de teses jurídicas, se propõe a um objetivo mais amplo, enriquecendo a cultura de forma eclética e geral. Este periódico, fruto do trabalho coletivo de seus colaboradores, já faz parte da tradição da Justiça Federal em Alagoas, enriquecendo uma história, construída com dedicação e compromisso com a qualidade da prestação jurisdicional”, destaca Frederico Dantas.
 
     A Revista, tradicionalmente, além de prestigiar a publicação dos trabalhos dos magistrados, homenageia importantes juristas, especialmente aqueles que prestaram inestimáveis serviços à Justiça Federal. Nesta edição da Revista, com a publicação de trabalhos de alto nível e discussões sobre temas da atualidade, a Seção Judiciária de Alagoas homenageia o desembargador federal Paulo Machado Cordeiro. Nascido no Rio de Janeiro, vivendo na Bahia por longos anos, o homenageado está em Alagoas desde 1991, adotando esta terra como a de seu coração.

 

     A deferência ao desembargador Paulo Cordeiro justifica-se, notavelmente, pelo seu reconhecido comprometimento com a Justiça Federal em Alagoas. Atuou como juiz titular da 3ª Vara Federal, foi membro da Turma Recursal e exerceu a função de Diretor do Foro por nove anos consecutivos, entre 2004 e 2012, exercendo ainda a função da direção nos anos de 1995 e 2000.

 

       Na programação do evento consta ainda a reabertura do auditório Ministro Pedro Acioli, inauguração do espaço que servirá para abrigar o Memorial da Justiça Federal em Alagoas e a apresentação de cinco novos juízes federais à comunidade jurídica alagoana.

 

      No encerramento da solenidade, será lançado o segundo vídeo sobre a reinstalação da JFAL, com uma série de entrevistas com personagens que fizeram e fazem essa história desde as primeiras etapas de refundação da Justiça Federal no Estado. Trata-se de um rico resgate de história oral.

 

Fonte: Comunicação JFAL

 

Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Facebook Basic Square